Fora de Controle

Nos últimos anos a quantidade de informações que podemos acessar instantaneamente graças a Internet disparou. Mas será que essa quantidade de informação é uma coisa boa? Um psicólogo de vanguarda observa que a aversão a perdas de curto prazo pode fazer com que venhamos a cometer erros baseados nas oscilações do Mercado. Mas, se você não olhar para elas não terá como expressar uma reação.

 

Por Bill Mann

(TMF Otter)

Tradução e adaptação de SER -

26 de Janeiro de 2005

Você tem idéia de como sua capacidade de controle sobre o resultados dos seus investimentos é limitada? Certamente em longos períodos as pessoas que fizeram melhores decisões de investimento tendem a se sair melhor que aquelas que fizeram as piores. Mas ficar acompanhando sua performance dia após dia é uma coisa sem propósito. Provavelmente só fará com que você fique mais ansioso e nervoso do que precisa.

 

Não acredita em mim? Deixe eu te perguntar uma coisa. Você ganhou do Mercado hoje? Vamos ver o que está acontecendo no preciso momento em que estou escrevendo isso (na Terça à tarde), o S&P 500  está subindo 0,3%. E eu? Eu perdi hoje. Droga! OK, Como você foi ontem? E na última sexta? Que tal no dia 27 de janeiro de 1986?

 

Num determinado momento, mesmo o mais insistente de nós vai chegar a conclusão que é um absurdo tentarmos saber como nos saímos em um determinado dia. O que eu quero dizer é que se o que aconteceu em um único dia em 1986 não tem mais nenhuma importância para você, porquê então aquilo que aconteceu hoje iria importar? Eu quero dizer, a não ser que você presencie um desses eventos esporádicos do mercado que são capazes de mudar uma vida – que de fato ocorrem – então o fato da sua carteira ter subido ou descido X% em um único dia não tem qualquer importância. Falando sério, veja isso da seguinte forma: uma das ações que mais subiram ontem na Nasdaq foi o papel de uma companhia de tecnologia de educação chamada Alphasmart (Nasdaq: ALSM), que subiu 22% porquê saiu na mídia que ela estaria se fundindo com a Renaissance Learning (Nasdaq: RLRN). Esse foi um grande dia, certo?

 

Bem, de fato é. Mas o que esses 22% representam na verdade é uma recuperação das perdas de mercado que a companhia teve durante os últimos 3 meses. A Alphasmart disparou o processo no início de outubro de 2004 e ainda está na metade do preço que esteve no dia de seu lançamento, em fevereiro de 2004. Então o que realmente é relevante? Uma subida de 22% em um dia ou uma queda de 50% em um ano.

 

Você poderia responder, depende do seu prazo de investimento. Mas, quer saber de uma coisa? No fundo, nem isso importa. Pode até parecer que esses números são importantes porquê estão acontecendo agora. Mas quantas Alphasmarts foram compradas em 1986? Se você tivesse comprado e mantido uma delas, o que importaria para você o fato de ter ganho os 22% naquele dia ou perdido 50% no ano? Na minha opinião, nada. Se o que tivesse acontecido a vários anos atrás com apenas uma ação num único dia não produz impacto nos resultados de seus investimentos, então porquê o que acontecendo hoje seria diferente? Só porquê aconteceu mais perto? 

Na verdade, a Alphasmart é um bom exemplo dos truques que a nossa mente é capaz de pregar e que podem prejudicar o resultado de nossos investimentos. No ano passado a febre das IPO voltaram, principalmente na esteira dos ganho conseguidos em cima da  Google (Nasdaq: GOOG). Mas, historicamente, a maioria das IPO se parece menos com a Google ou eBay (Nasdaq: EBAY) e mais com a Alphasmart, e a maioria das companhias lançadas no final de 1990 e que não existem mais. Mais porquê a percepção geral é diferente? Bem, uma vez que a PurchasePro e suas tintas falharam, elas caíram no esquecimento deixando apenas um grande sucesso para reforçar a trajetória que fizeram.

 

Manchete: Hoje não aconteceu nada

 

Existem decisões que fazemos como investidores em nossas carreiras que vão ter grande importância no futuro. Por exemplo, os caras que compraram a Microsoft (Nasdaq: MSFT) ou a Cisco (Nasdaq: CSCO) no início da década de 90 e sentaram-se em cima delas tiveram um resultado espetacular. Quantas pessoas que você conhece fizeram isso? – pessoas que fizeram uma única decisão de investimento que veio a se tornar um evento capaz de mudar uma vida. Eles existem, é claro. Mas, não é possível acumular toda sua riqueza em um único dia. A subida da Microsoft de 4,4% em 12 de setembro de 1991, pode ter sido um excelente resultado para um dia, mas se tornou irrelevante perante a inexorável marcha do tempo.

A diferença do sentimento do mercado acionário em um único dia, a 13 anos atrás e o outro que aconteceu ontem se parece com a diferença entre estar numa montanha e vê-la de um avião. Pela primeira visão ela se parece imponente grandiosa; na segunda, todo o relevo é suavizado. Você pode até aumentar suas apostas. O que é mais importante para você: O que aconteceu ontem, ou o que aconteceu, vamos dizer, durante todo o ano de 1997.

Existe uma razão para isso: é muito mais simples nos lembrarmos das coisas que aconteceram ontem do que as que aconteceram a muito tempo atrás. Mas no esquema das coisas, os resultados de ontem não são diferentes do que ocorreu em qualquer outro dia da sua carreira como investidor. Na verdade, focar-se no que aconteceu em um único dia pode atrapalhar sua habilidade de gerar bons resultados no longo-prazo.

 

Seu cérebro está aí para pegar você

 

A razão disso é o que Daniel Kahneman, psicólogo ganhador do prêmio Nóbel, descreve como aversão às perdas de curto-prazo. Eu tomei conhecimento do trabalho de Kahneman através de um artigo de 2001 fantástico escrito por Jason Zweig que foi publicado no fórum de discussão da Berkshire Hathaway (NYSE: BRKa)(NYSE: BRKb) do Motley Fool. Kahneman insiste que a melhor atitude é certificar-se que nossas análises de resultados estão em sincronismo com nosso horizonte de investimento. Se você for investir por 40 anos, então porquê iria se preocupar com o que aconteceu nos 17 minutos entre as 11:17 e 11:34 desta manhã? A única coisa que esta olhadinha na Bolsa pode fazer (e como disse antes, gosto de dar uma olhadinha) é fazer você ficar aflito. "Eu perdi $457! Será que deveria proteger meus ganhos vendendo?

Se você pensar bem, limitar o tempo que você fica pendurado na Internet obcecado pelos movimentos do mercado só fará bem ao seu estado psicológico. Todo santo dia eu escuto uma pobre alma esbaforida dizendo que algum grande player manchou a fita no final do pregão. Eu sempre digo para mim mesmo, "Quem, realmente se importa com isso?" Mas se você ficar obcecado com aquilo que acontece num curto período de tempo, é muito natural que fique muito interessado com o que aconteceu nos últimos segundos do dia. Mesmo que essa coisa de pintar a fita exista (e existe mesmo, principalmente no final do mês quando os fundos têm que mostrar serviço), ela não irá alterar em nada o valor da companhia que você possui.

 

Se subir, venda; se cair não compre.

 

O que esta olhada obsessiva faz conosco é dar a impressão que temos um controle maior sobre a situação que na verdade possuímos. A outra coisa que ela irá fazer é levar você a loucura. Se você fica se perguntando se a Krispy Kreme (NYSE: KKD) vai conseguir sobreviver, faria mais sentido gastar seu tempo (a) olhando para o preço do papel, torcendo para que ele suba, ou  (b) fazer uma grande pesquisa em cima das finanças da companhia, o histórico da administração atual, e as perspectivas de negócio da companhia para avaliar qual é a capacidade que ela tem de conseguir vencer, e se os preços apresentados pelo mercado realmente refletem esta capacidade? O primeiro caminho é reativo, o segundo é proativo, e você ainda vai ter tempo para ir a rua e fazer um lanche durante o processo.

 

Faça a você mesmo um favor. Tente não olhar para os preços das ações hoje. Talvez, ao invés disso, você deveria ler o artigo de Zweig de hoje, porque é um dos melhores artigos que já li em muitos anos.

 

Bill Mann possui ações da Berkshire Hathaway. Ele não teria as mantido até hoje, mas foi aí que leu o artigo de Zweig.

 

Textos               Links             Avaliações           Home