Gurus de Investimento

Peter Lynch

 

 

 

 

Descrição do Trabalho

Agora aposentado Lynch tem a reputação de ter sido um dos mais bem sucedidos administradores de fundos da história, quando chefiava o Fidelity Magellan Fund entre os anos de 1977 e 1990. 

 

Estilo de investimento:

Lynch é um investidor bastante ativo, em grande variedade de ações, com ênfase especial nas de crescimento e histórias de recuperação. Seu tempo de permanência com papéis variam de poucos meses a vários anos.

 

Perfil:

Lynch trabalhou somente para a Fidelity, uma firma de investimentos internacional baseada em Boston. Ele iniciou a sua carreira como analista em 1969, foi promovido a diretor de pesquisa em 1974, e recebeu o fundo Fidelity Magellan em 1977. Naquela época, ele tinha 22 milhões de dólares em ativos. Em 1990, quando decidiu aposentar-se para ter mais tempo junto a sua família, o patrimônio tinha subido para 14 Bilhões de dólares. Nenhum outro administrador na história conduziu um fundo tão grande, de forma tão eficaz, por tanto tempo. 

Seu segredo era uma rotina de trabalho exacerbante, que durava de seis a sete dias por semana, nos quais conversava diariamente com dezenas de diretores de firmas, corretores e analistas. Com apenas dois assistentes, ele tocava uma carteira com mais de 1.400 papéis, ao mesmo tempo. Alguns comprados em seus estágios iniciais de crescimento ou recuperação, sendo guardados por anos. A maioria dos papéis que não satisfaziam suas expectativas eram vendidos em meses. Lynch admite que metade de suas escolhas foram erradas. 

Embora seja impossível copiar seu estilo de administração de carteira, Lynch é claro ao afirmar que qualquer investidor pode pesquisar papéis melhor que a grande maioria dos profissionais, e fazer melhores decisões de quando comprar. Isto porquê ele (ou ela) está mais favorecido a encontrar mais cedo investimentos potencialmente lucrativos, e ainda está livre para agir independentemente, sem a necessidade de consultar comitês, organizações e superiores. 

 

Resultados de Longo Prazo:

Durante seu período no Magellan, Lynch Conseguiu um retorno médio de 29% composto em 13 anos, o que continua a ser um recorde para fundos deste tamanho. 

 

Maiores sucessos:

Lynch lista em seu livro “Beating the Street” seus maiores sucessos, bem como as pequenas companhias e a época de compra: Rogers Communications Inc, dobrou 16 vezes seu preço, Telephone Data Systems, dobrou 11, Plastic Cutlery Manufacturer Envirodyne e King World Productions, dobraram 10. A última delas foi a companhia de produção de Oprah Winfrey que tem os direitos sobre os programas de TV Roda da fortuna e Double Jeopardy

 

Métodos e Estratégias:  

PRIMEIRO - mantenha seus olhos abertos para novas idéias.

A idéia chave de Lynch é que você pode descobrir uma oportunidade de investimento ao seu redor, se você se concentrar apenas naquilo que você realmente conhece e está familiarizado. Talvez você repare uma loja ou restaurante que vive cheio ou, que todos os seus vizinhos começaram a comprar a mesma marca de carro, ou que uma fábrica próxima de você de repente começou a se expandir. – Todas estas PODEM SER indicações de companhias no mercado de ações que mereçam uma investigação mais profunda. 

Suas melhores fontes de informação estão no:

·         Seu trabalho, que familiariza você com sua companhia, seus consumidores e fornecedores;

·         Seus hobbies e momentos de lazer, desde o esporte ao shopping;

·         Seus familiares e amigos, graças a seus trabalhos e hobbies;

·         Sua experiência e observação de uma companhia na sua cidade.

 

 SEGUNDO - Classifique suas idéias. 

As companhias podem ser divididas em 6 tipos principais:  

  1. As de Crescimento Lento – cujos lucros estão crescendo na mesma proporção que a economia, cerca de 2-4% por ano;
  2. As Robustas – boas companhias com lucros sólidos por ação crescendo de cerca de 10-12% ao ano;
  3. As de Crescimento Rápido – companhias pequenas, agressivas e novas, crescendo de 20-25%, ou mais.
  4. As Cíclicas – aquelas cujos lucros sobem e descem quando a economia se expande ou se retrai;
  5. As Companhias em Mudanças (“turnarounds”) – companhias com lucros temporariamente deprimidos, mas com boas perspectivas de recuperação;
  6. As Companhias Ricas em Ativos - companhias cujas ações valem menos que seus ativos, desde que seus ativos possam ser vendidos pelo menos por seu valor patrimonial.

 

Fonte: “One Up on Wall Street”, P Lynch, 1989

Concentre seus esforços para encontrar companhias de crescimento rápido.  Se elas forem compradas ao preço correto podem se tornar 'tenbaggers' – ações de companhias que tem seu preço inicial multiplicado em 10 vezes ou mais. No mais, dê uma olhada nas “turnarounds” e, ocasionalmente, nas Companhias Ricas em Ativos.

Não fique com dinheiro parado. É muito melhor ficar completamente investido, colocando qualquer dinheiro EXTRA em Companhias Robustas. Desta forma, você não irá perder os mercados de alta.

Evite companhias de crescimento lento (são pouco rentáveis) e as cíclicas (são difíceis de acertar o momento de entrar e sair).

Finalmente, faça um resumo da estória atrás do seu papel. 

 

TERCEIRO - Responda um questionário de 2 minutos, sobre a ação que você pensa em investir descrevendo:

  1. Os motivos pelos quais você se interessou pelo papel;
  2. O que terá que acontecer para que sua companhia deslanche;
  3. Os obstáculos que podem impedir seu sucesso.

 Esta é a “história” da ação. Faça com que ela permaneça simples, precisa, convincente e apropriada para a categoria de ação que você está pesquisando. Se ela for de uma companhia de crescimento rápido, como e até quando ela vai continuar a crescer rapidamente?

 

 QUARTO – Verifique os números-chave.

  1. Se você está entusiasmado com um produto ou serviço em particular, procure em seus demonstrativos se um aumento considerável de vendas resulta em um aumento considerável de lucros;
  2. Prefira companhias em que a projeção futura do seu índice P/L seja bem abaixo das projeções em termos de lucro por ação (ou seja, um PEG baixo);
  3. Prefira companhias com que possuam uma grande quantidade de caixa;
  4. Evite companhias com um alto débito em relação ao patrimônio líquido, principalmente se estas dívidas são do tipo bancário, que são descontadas por solicitação, ao invés de debêntures, que não são; e
  5. No caso de Companhias Robustas e de Crescimento Rápido, verifique se elas possuem uma margem de lucros alta antes dos impostos. No caso das “turnarounds”, procure por aquelas bem baratas com alto potencial de crescimento.

 

QUINTO – Ignore o Mercado – baseie suas decisões de compra e venda em específicos.

Seus lucros e prejuízos não dependem da economia como um todo. Eles dependem de fatores específicos, atinentes às ações que você escolheu. Ignore as altas e baixas do Mercado.

Compre sempre que você se deparar com uma idéia atraente, com um forte histórico, e a um preço atrativo. Mantenha-se investido completamente o tempo todo.

Venda as Companhias Robustas quando seus PEGs chegarem perto de 1,2-1,4; ou quando o crescimento de longo prazo começar a cair.

 

Venda as Companhias de Crescimento Rápido quando elas não apresentarem mais campo para crescimento, ou quando a expansão somente resultar em vendas e crescimento de lucros desapontadores, ou quando seus PEGs chegarem entre 1,5-2,0.

 

Venda as companhias Ricas em Ativos, quando forem compradas ou quando começarem a venderem seus ativos a preços mais baixos que seus valores patrimoniais.

 

 Citações:

"Se você ficar de olho, poderá escolher papéis com performance espetaculares, vindos diretamente da sua companhia de trabalho, ou do shopping center mais próximo, e muito antes que Wall Street descubra”. 

"A melhor maneira de se ganhar dinheiro no Mercado é com companhias pequenas de crescimento rápido que vem demonstrando lucro por alguns anos e vão continuar crescendo”.

"A maneira de se perder dinheiro no mercado é ficar de fora devido a um determinado momento econômico”. 

"Você não vai se dar mal se aquilo que você deveria ter, subir. É aquilo que você tem que te mata”.

 

 Maiores informações:

Lynch escreveu dois livros extremamente acessíveis: “One Up on Wall Street” (1989) e “Beating the Street”(1993). O primeiro mostrou ser um dos melhores livros de investimento para pequenos investidores. O segundo olha mais de perto a época de Lynch no Fidelity Magellan. Uma simplificação de seus métodos é descrita no “The New Money Masters” (1989) de John Train.

More Investor education material on Incademy.com

  Copyright© 2003 Yahoo! All rights reserved.Copyright© 2003 Incademy All rights reserved.

Comments to: finance@uk.yahoo-inc.com

 

Textos                 Links             Avaliações           Home