Gurus de investimento

 

 

 

T ROWE PRICE

 

 Descrição do trabalho

Até a sua aposentadoria na década de 60, Price era o cabeça de uma firma de investimento fundada por ele mesmo, a  T Rowe Price Associates. A firma existe até hoje e opera fora de Baltimore, Maryland, EUA. 

 

Estilo de Investimento:

Investidor em companhias cíclicas, de crescimento e de longo prazo, comprando companhias no fundo dos seus ciclos de negócios e vendendo no topo. Ao final da sua carreira Price mudou o enfoque para um estilo mais orientado ao valor, investindo em firmas de crescimento firme, ações de ouro e óleo. 

 

Perfil:

Price era um homem bem conceituado e de grande ego. Nunca se desviava da agenda que tinha previsto para o dia nem das suas decisões de quando comprar ou vender uma ação. Ele cobrava o mesmo zelo e atitudes de seus subordinados. Esta ética de trabalho transformou sua firma em uma das maiores administradoras de patrimônio da sua época. 

 Price era muito mais  um empreendedor do que propriamente um administrador. Ele gostava de iniciar um fundo, estabelecê-lo no mercado e depois se preparar para lançar outro. Alguns de seus fundos mais famosos continuam a venda até hoje, como é o caso do T Rowe Price Growth Stock, New Horizons e New Era. Suas companhias favoritas, como a Avon e a Black and Decker, ficaram conhecidas como 'as ações de T Rowe Price '. 

Na década de 60, Price vendeu seu negócio para seus associados quando percebeu que o preço desse grupo estava chegando a níveis absurdos de preço. Price mudou seu foco de investimentos para uma abordagem mais cautelosa e diversificada, comprando debêntures e ações de firmas de energia e setores de commodities. A queda do Mercado de 1973-4 provou a sabedoria da sua decisão. A sua carteira familiar continuou a subir, enquanto as de suas antigas firmas caíram. 

 

Retorno de Longo Prazo:

Price publicou um exemplo de sua carteira  familiar mostrando como transformou $1.000 investido em 1934 em $271.201 no final de 1972 - um retorno composto de 15,4% em cerca de 39 anos.

 

 Maior sucesso:

A carteira modelo de Price conta com vários sucessos estrondosos. Dentre os mais marcantes podemos citar a aquisição de papéis da firma farmacêutica Merck, pelo equivalente a 37,5 cents em 1940 que foi mantido por 32 anos até que chagasse a US$ 89,13 – perfazendo um retorno composto de cerca de 18,6% ao ano, mesmo sem reinvestimento de dividendos.

 

 Métodos e Estratégias:

Da mesma forma que pessoas, as companhias passam por 3 fases no seu ciclo de vida:

  1. Crescimento;
  2. Amadurecimento;
  3. Decadência.

Procure por companhias em sua fase inicial identificável de crescimento. O crescimento pode vir de duas formas:

 

  1. Cíclico – crescimento em volume de vendas e lucros líquidos, que atingem picos cada vez maiores a cada ciclo econômico sucessivo da empresa. Estas ações são ideais para investidores procurando por ganhos durante o estágio de recuperação de ciclos econômicos.

 

  1. Estável – crescimento em  vendas e lucros líquidos, que persistem durante a queda de um ciclo econômico Estas ações são adequadas para investidores com interesse em um fluxo contínuo de dividendos relativamente estáveis.

 

Concentre-se nos líderes industriais. Eles normalmente podem ser identificados por suas vantagens competitivas, incluindo:

·         Uma excelente administração;

·         Uma divisão "top de linha" em pesquisa e desenvolvimento;

·         Patentes, licenças, e outros direitos legais sobre produtos;

·         Relativa proteção contra regulamentação governamental;

·         Baixo custo de mão-de-obra, mas com boas relações de trabalho. 

 

Estas vantagens, normalmente, andam de mãos dadas com:

·         Um balanço patrimonial forte;

·          Um alto retorno sobre capital (de pelo menos 10%);

·         Altas margens de lucro;

·         Crescimento de lucros consistentes e acima da média.

 

Quando os indicadores econômicos da firma estão melhorando, normalmente significa ela ainda encontra-se em fase de crescimento. 

 

A melhor hora para se comprar é quando as companhias de crescimento estão fora-de-moda. Quando seus índices P/L tiverem caído para o mesmo nível do Mercado. Comece a comprar quando seu P/L estiver próximo de 33% acima do ponto mais baixo que estiveram durante os últimos ciclos. Continue comprando (piramidando) até que os preços comecem a crescer fortemente acima do nível inicial.

 

A hora de iniciar a venda é quando as ações estiverem 30 % acima de seu ponto de compra. Venda seus papéis gradualmente (piramidando ao contrário). Coloque como regra vender 10% de sua participação em determinado papel, cada vez que ele subir 10%. (Pequenos investidores podem pensar em vender de 25-33% em cada avanço).

 

  Também venda se:

·         Quando você tiver certeza suficiente que uma queda tenha iniciado;

·         Quando a companhia parecer estar entrando em sua fase madura;

·         A companhia divulga más notícias; e

·         O preço da ação cai abruptamente com uma grande quantidade de vendas. 

 

Citações:

"Até mesmo um investidor inexperiente, e que não possui treinamento e tempo para gastar na administração de seus investimentos pode ser relativamente bem sucedido no Mercado, escolhendo e comprando papéis de companhias bem administradas em campos promissores de crescimento mantendo-os até que fique óbvio que elas não cumprem mais os requisitos de uma ação de crescimento”.

 

"Ações de crescimento' podem ser definidas como papéis de empresas que tem demonstrado um crescimento de lucro consistente no longo prazo e que, após estudo criterioso, continuam a mostrar sintomas de crescimento secular no futuro. O crescimento secular estende-se por diversos ciclos, com lucros chegando a valores máximos no pico de cada ciclo econômico subseqüente...." 

 

Mais informações:

Inicie com o perfil de John Train no “ The Money Masters” (1980). Para pontos de vista de Price veja o extrato 'Picking 'Growth' Stocks' no “ The Investor's Anthology”, editado por Charles Ellis.