Comprando como Warren Buffett

 

Em um mundo que preza por gratificações imediatas, Warren Buffett desenvolveu a arte de esperar pacientemente para comprar companhias a preços atrativos. Da mesma forma que no Baseball, ir em todas as bolas não é a melhor forma de jogar.  Matt Logan, nosso colunista convidado, explica porquê esperar pela bola ideal vale a pena.

 

Por Matt Logan

Tradução e adaptação SER-


26 de março de 2003

 

Com o passar dos anos, muito foi escrito sobre os critérios e processos empregados por Warren Buffett, o Chairman da Berkshire Hathaway (NYSE: BRK.A), na identificação e avaliação de seus investimentos. Embora muitas pessoas tenham gasto muito tempo analisando as características de seus investimentos, a outra metade de seu processo, a compra, é por muitas vezes esquecida. Quando se trata de realizar efetivamente a transação, Buffett deixa claro o nome do jogo: esperar.

 

Não é segredo para ninguém que Buffett é um investidor extremamente confiante e paciente. Ele sabe que as oportunidades aparecem com o tempo e não se importa de “sentar nas suas mãos” o tempo que for necessário até que essas oportunidades apareçam. Em 1988, na reunião anual da Berkshire, ele frisou: "Nós não vamos comprar alguma coisa somente por comprar. Nós só vamos comprar alguma coisa se acharmos que encontramos algo realmente atrativo...Você não ganha [dinheiro no mercado] porquê estar fazendo alguma coisa. Você ganha por estar correto”.

 

Esperando pela bola gorda


Buffett faz um paralelo entre a necessidade ter paciência em investimentos com a metodologia empregada por Ted Williams no swing do baseball. "Em seu livro ‘a ciência de bater’, Ted explica que dividiu azona de rebate” em 77 áreas do tamanho de uma bola de baseball. Ele só bate quando as bolas caem nas regiões mais favoráveis para ele, porquê, fazendo isto, poderá chegar a .400; já, rebatendo as bolas nas piores áreas, podem reduzir o seu resultado para .230. Em outras palavras, aguardar pela “bola certa” pode significar a passagem para o Hall da Fama; ir em todas as bolas pode significar um passaporte para mediocridade."

 

Diferentemente de muitos administradores de carteiras tradicionais, que são julgados pela sua performance no curto-prazo, os investidores individuais podem esperar pela “bola certa”. Como Buffett diz: "A bolsa não é um jogo de boliche. Você não precisa ir em todas – você pode esperar pela “bola certa”. O problema é que, se você é um administrador de fundos, seus torcedores estarão toda hora berrando para você:  'Vai que é tua !'". Como berrar não costuma agregar nenhum valor aos investidores individuais, podemos esperar pacientemente para comprar, por exemplo, Coca-Cola (NYSE: KO) por $40 ao invés de  $80, Disney (NYSE: DIS) por $15 ao invés de  $40, ou até mesmo a Microsoft (Nasdaq: MSFT) por $50 ao invés de  $120. O objetivo é comprar companhias excelentes, que você consiga entender e que preveja que as perspectivas futuras são relativamente certas. Isso não é o bastante. Não basta comprar um papel “inevitável” como a Gillette (NYSE: G) e achar que ganhou o dia. "Você poderá ter pago muito, mesmo se tratando do melhor negócio do mundo. O risco de pagar demais por um papel aparece periodicamente...., quando investidores fazem compras em um mercado superaquecido, eles tem que entender que pode demorar um longo período até que o valor de uma companhia superior se iguale ao preço que pagou".

 

Então, ao invés de ficar desperdiçando tacadas, os investidores devem rejeitar os retornos oferecidos pelo mercado (se eles forem insatisfatórios) e devem ter uma grande autodeterminação para ir contra a multidão. Embora isso possa parecer meio solitário, você será recompensado pela sua paciência. Em maio de 2000, por exemplo, a gigante H&R Block's (NYSE: HRB) caiu depois de não ter correspondido às expectativas do mercado em relação a um dos seus demonstrativos trimestrais. A ação caiu de $20 (depois de um desdobramento) para $13 em poucas semanas. Sentindo que o mercado exagerou, como usual, Buffett armou a sua jogada. Nos dois meses que se seguiram ele comprou mais de oito milhões de ações, o que aumentou a posição da Berkshire para perto de 16 milhões de ações. Em Janeiro de 2001, o papel voltou para o patamar de $20 por ação. A H&R Block é vendida hoje por cerca de $40 a ação. E não é por acaso.

 

A matemática da paciência


Aonde você deve guardar seu dinheiro enquanto aguarda fora de campo? Acredite você, ou não, o investidor de maior sucesso no mundo sugere que você mantenha seu dinheiro parado (NT. Renda Fixa) ou em títulos de curto prazo. Ele prefere ter rendimentos pequenos, de cerca de 1,75% do que comprar companhias que apresentem um retorno de 8% a 9%, "porquê eu pretendo ficar com elas para sempre ... se você fizer muitas compras como estas vai terminar com um resultado mediano. Desta forma, num ambiente de pequenas oportunidades como o de hoje, mantemos grandes parcelas de nosso dinheiro em títulos".  A matemática de esperar pela bola certa compensa.

Você pode optar por investir seu dinheiro em várias companhias medianas. Mesmo que você pudesse garantir o retorno de 9% estimado por Buffett, demorariam oito anos para dobrar o seu capital (8,04 para ser mais preciso).

 

Mas, o que aconteceria se, por exemplo, ao invés de investir seu dinheiro hoje a 9% você esperasse pela bola certa e achasse uma oportunidade de 13%? Uma vez que você tenha investido a uma taxa de 13% levariam apenas 5,67 anos para que o seu investimento inicial dobrasse. Isto quer dizer que você poderia muito bem esperar por quase dois anos (8,04 -5,67 = 2,37) para encontrar uma oportunidade de 13% e, ainda assim, estar na mesma situação no final do oitavo ano. Muito poucos investidores individuais têm este grau de paciência. Aumente suas expectativas e você conseguirá esperar mais ainda.

 

Mas, no nosso exemplo, o que teria acontecido depois de 8 anos? Seu dinheiro investido originalmente a 8% teria quadruplicado depois de 16,09 anos. Mas, por outro lado, a bola certa teria obtido o mesmo resultado em 11 anos. Isto quer dizer que você poderia esperar 4,7 anos sem investir um centavo sequer e chegar ao mesmo resultado.

 

Batendo Forte


Buffett explica porquê às jogadas saem do lado de fora da “zona de rebate” para o que Ted Williams chama de "Zona da Alegria": “O aparecimento de uma dessas duas doenças supercontagiosas do mercado, o medo e a ganância, sempre ocorrerão no mundo dos investimentos." Embora não possamos precisar exatamente quando estas epidemias irão ocorrer, Buffett alerta aos investidores para “ter medo quando os outros são gananciosos e ser ganancioso quando os outros tem medo.” No meio de um cenário de guerra, em uma economia decrescente e na cauda de um ciclo sem precedentes de ganância corporativa, é justo supor que os investidores não estejam muito entusiasmados. Se você estiver focado em companhias previsíveis, de alta qualidade, não precisa se preocupar. Muitas das melhores compras efetuadas pela Berkshire aconteceram quando as apreensões sobre algum macro-evento atingiram seu ponto de ebulição. "O medo é o inimigo do modista (NT- pessoas que seguem a moda), mas é amigo do fundamentalista” Tudo isto auxilia a atingirmos a temperatura ideal para jogarmos baseball. Quando a ganância tiver sido banida do gramado, e quando aquela “bola perfeita” tiver se aproximando de você, bata forte. Como Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire disse uma vez, "Os [investidores] prudentes batem forte quando o mundo lhes oferece uma oportunidade. E eles batem muito forte quando as chances estão a seu favor. E o resto do tempo não fazem nada. É tão simples como parece. No mundo dos investimentos, esperar pela bola certa pode valer a sua passagem para o Hall da Fama.

 


Textos                  Links             Avaliações          Home