Patrimônio Líquido – A referência favorita de Buffet para medir crescimento –

 

Baseado no Capítulo 10 do livro “How to pick stocks like Warren Buffet” de Timothy Vick

Tradução e comentários de SER-

 

“A primeira frase de Warren Buffet em suas cartas anuais aos acionistas da Berkshire Hathaway versa sobre o que importa realmente para o velho CEO e administrador de investimentos. Nela Buffet comenta sobre o resultado do ano que terminou, usando o crescimento, medido em termos de Balanço Patrimonial, como padrão de medida de desempenho”.

 

Nosso ganho líquido em 1998 foi de $25,9 bilhões, o que aumentou o Patrimônio Líquido de nossas ações classe “A” e “B” em 48,3%... Nos últimos 34 anos (que é o tempo que administração atual assumiu) o valor do Patrimônio Líquido por Ação cresceu de $19 para $37.801, a uma taxa composta de 24,7% anualmente’.

 

“Muitos CEOs começam suas cartas anuais vangloriando-se do crescimento de lucros da companhia ou pelo fato das vendas terem crescido mais do que a indústria como um todo. Outros ressaltam terem efetuado fusões ou alterado a estrutura financeira da companhia. Outros irão ainda chamar os créditos para si pela elevação do preço da ação na bolsa no ano anterior. Outros, irão também usar como desculpas uma recessão do outro lado do mundo ou o aumento da taxa de juros para justificar uma diminuição nas margens e nos lucros. Buffet é um dos poucos que cita seus erros e acertos em relação ao Balanço Patrimonial.”

 

“A primeira pessoa a perceber essa correlação foi Edgar Lawrence Smith, cujo livro, publicado em 1924, “Common Stocks as Long-Term Investments”, é um dos favoritos de vários administradores de recursos famosos, incluindo Buffet. Smith escreveu que não há forma melhor de aumentar o valor de uma ação do que aumentando o valor da empresa. A administração da companhia pode fazer isso muito bem aumentando os lucros retidos na companhia e o valor patrimonial. Se a administração conseguir reinvestir esse dinheiro em prol dos acionistas seus esforços serão recompensados com o aumento do preço da ação.”

 

“O conceito de Smith, que o valor da empresa aumenta proporcionalmente com os lucros retidos é fundamental para o entendimento da análise de investimento efetuada por Buffet. Como mostrado na sua carta anual, ele considera o crescimento em valor patrimonial como a chave para compreendermos se uma companhia está ou não aumentando seu valor intrínseco. Para Buffet os movimentos de curto-prazo do mercado acionário são insuficientes para avaliar as habilidades da administração. Teoricamente, a administração pode fazer muito pouco para controlar as oscilações diárias do mercado. Os investidores “em momentum” podem ficar entusiasmados com determinada ação fazendo-a dobrar de preço, uma ocorrência muito comum entre os anos de 1998 e 1999, independente do resultado da empresa. Da mesma forma, esses mesmos investidores podem fazer o preço de uma ação cair 30% em questão de horas, não importa qual tenha sido o lucro da empresa. Em ambas as situações, a administração não deve ser responsabilizada – Eles não devem ser endeusados por uma alta nem tentar reagir a uma queda.”

 

“Se os acionistas reagirem racionalmente e não venderem no pânico nem comprarem no otimismo, a variação de preço da ação deve se aproximar da variação do valor patrimonial e do valor intrínseco. Historicamente, a ação da Berkshire Hathaway tem sido comercializada a um valor mais próximo do valor intrínseco do que qualquer das outras 99% das companhias americanas listadas na Bolsa”.

 

“Buffet sabe muito bem que a taxa de crescimento do Patrimônio Líquido é, provavelmente, o ingrediente mais importante para premiar os acionistas com o passar dos anos. Uma companhia que conseguir aumentar o seu Valor Patrimonial por Ação a taxas elevadas continuamente, deverá, por conseqüência, aumentar suas taxas de crescimento de lucro a taxas também elevadas. Assim, vemos que um aumento do Valor Patrimonial por Ação deve acarretar num aumento do valor intrínseco e do preço da ação, na mesma proporção. “A mudança percentual em valor patrimonial em um dado ano deve ser razoavelmente próxima da mudança do valor intrínseco naquele mesmo ano”, escreveu ele em sua carta de 1996.”

 

 

.................O Patrimônio Líquido pinta um quadro da companhia melhor do que os lucros.

 

“Por quê Buffet concentra-se no Valor Patrimonial por ação como medida de desempenho, ao invés de usar o lucro por ação ou preço da ação? Buffet não se apóia no preço da ação porquê acredita que eles são muito instáveis. Ele diz aos investidores para nunca medirem a performance do CEO baseado em quanto uma ação subiu de um ano para o outro. Em períodos mais longos, o preço da ação irá se mover em consonância com a performance da companhia. No curto-prazo poderá não haver qualquer relação entre os dois”.

 

“Buffet prefere como padrão o valor patrimonial por ação aos lucros porquê esses podem ser manipulados; O CEO pode altera-los de diversas formas diferentes, por vários anos consecutivos... Usando despesas de reestruturação, venda de ativos, subscrições, cargas de ativos, pagamento de empregados demissionários. As companhias americanas podem efetuar alterações legalmente nos seus livros e dar a impressão que estão funcionando a todo vapor, quando, de fato, podem estar deixando seus lucros escorrerem pelo ralo”.

 

“.......... Na opinião de Buffet, as mudanças no valor patrimonial de uma companhia são a chave para entendermos se vale ou não à pena possuirmos determinadas ações. As companhias telefônicas, por exemplo, não conseguem aumentar muito seu valor patrimonial porquê os ativos tendem a se depreciar muito rápido. Uma das razões porquê elas se utilizam de despesas contábeis. Os equipamentos que custaram uma fortuna logo ficam ultrapassados e se tornam tecnologicamente obsoletos. As companhias telefônicas vem gastando historicamente grande parte de seu lucro anual trocando roteadores, redes e outros itens de sua infraestrutura, ao invés de reinvestir dinheiro no seu crescimento. As novas tecnologias substituem as antigas e, nesse processo, elas ainda acabam demitindo alguns empregados. Ocasionalmente, as companhias telefônicas depreciam o valor de seus equipamentos e facilidades e anunciam demissões. Essa é a maneira que eles arranjaram para mostrar que o equipamento que compraram com o dinheiro dos acionistas está perdendo valor. Não é de surpreender que Buffet evite ações de telefônicas”.

 

 

Após a leitura deste texto, resolvemos fazer um exercício de imaginação para saber se o conceito empregado por Buffet seria aplicável ao Brasil. Ouvimos muito falar que temos que aumentar a nossa capacidade instalada, que já estaria no limite, mas não é isso que aparentemente tem sido feito. Não sabemos exatamente como funcionaria a taxa de crescimento interno do Patrimônio Líquido como medida para estimativa do valor intrínseco de uma empresa. Isso porquê o grande Patrimônio Líquido residual não é corrigido por qualquer indicador. Resolvemos utilizar em nossa breve análise todos os valores corrigidos pelo IGPDI. Se uma firma mantiver o Patrimônio Líquido inalterado de um ano inalterado quando corrigido pelo IGPDI, é o equivalente a dizer que o seu patrimônio Líquido foi apenas acrescido do valor da inflação.

 

Ação: WEG (WEGE4):

 

Valores corrigidos pelo IGPDI

Conta:

4T96

4T97

4T98

4T99

4T00

4T01

4T02

4T03

Valor Patrimonial por ação (VPA)

0,849

0,884

1,041

1,052

1,093

1,264

1,209

1,418

Lucro por ação (LPA)

0,131

0,175

0,287

0,211

0,294

0,387

0,384

0,507

Valor de Mercado ($ milhões)

713

920

798

1.163

1.252

1.632

2.076

2.916

 

 

Taxa de expansão Real do VPA: 7,6% aa

Taxa de expansão Real de LPA: 21% aa

Taxa de expansão de Real de valor de mercado: 22% aa

 

Comentários: Segundo Buffet e o seu critério de referência do patrimônio líquido pode-se esperar que a ação WEG venha a sofrer uma alteração de preço justo (valor intrínseco) de cerca de 7,6 %, acima da inflação anualmente (sem levar em conta os dividendos que são pagos aos acionistas). Isso a torna um bom investimento do tipo “buy-and-hold” para o longo-prazo, graças ao poder da composição. Curiosamente, a WEG carrega sua valorização de preço muito mais atrelada aos lucros do que a evolução do Patrimônio Líquido. Talvez, houvesse uma elasticidade de preço que tenha sido compensada nesses últimos anos e, conseqüentemente, o preço não deverá evoluir tanto nos anos vindouros, aproximando-se da taxa de expansão do PL de 7,6%. Vemos por essa análise sucinta que a WEG, está conseguindo com a retenção dos lucros aumentar o valor da empresa através de acréscimo patrimonial.

 

Ação: MAGS5 (MAGS5):

 

   Valores corrigidos pelo IGPDI

Conta:

4T96

4T97

4T98

4T99

4T00

4T01

4T02

4T03

Valor Patrimonial por ação (VPA)

12,683

12,686

13,495

12,278

12,297

12,115

11,450

12,234

Lucro por ação (LPA)

0,825

1,317

1,414

1,442

1,713

1,232

2,507

2,083

Valor de Mercado ($ milhões)

195

138

111

232

237

197

222

429

 

Taxa de expansão Real do VPA: 0% aa

Taxa de expansão Real de LPA: 14 % aa

Taxa de expansão de Real de valor de mercado: 11,9% aa

 

 

Comentários: Não sabemos o que a Magnesita anda fazendo com seus lucros retidos, mas o seu Valor Patrimonial por ação não está evoluindo em termos reais. Será que a empresa está destruindo valor? Para onde estaria indo este lucro retido se ele não aparece no PL? Será que a companhia tem uma alta taxa de obsolescência de seus ativos? Assim como a WEG, parece que o preço da ação no mercado capta muito mais a taxa de expansão do lucro do que a taxa de expansão real do patrimônio Líquido. Seria isso o que Graham queria dizer quando disse que no curto prazo o mercado é uma máquina de votar, mas no longo prazo é uma balança?

 

 

Ação: METISA (MTSA5):

Valores corrigidos pelo IGPDI

Conta:

4T96

4T97

4T98

4T99

4T00

4T01

4T02

4T03

Valor Patrimonial por ação (VPA)

36,540

35,528

38,899

35,838

36,514

37,926

36,806

40,567

Lucro por ação (LPA)

3,113

3,784

5,473

5,264

5,679

6,825

9,487

9,317

Valor de Mercado ($ milhões)

14,33

18,04

14,45

26,32

22,72

29,04

33,75

46,92

 

Taxa de expansão Real do VPA: 1,5% aa

Taxa de expansão Real de LPA: 21% aa

Taxa de expansão de Real de valor de mercado: 18% aa

 

 

Comentários: Não sabemos também o que a METISA anda fazendo com seus lucros retidos, mas o seu Valor Patrimonial por ação não está evoluindo em termos reais. Apenas no último anos conseguimos ver alguma evolução, concomitantemente com o início das exportações maiores. Onde estão os investimentos?

 

Ação: Metalúrgica Gerdau (GOAU4):

Valores corrigidos pelo IGPDI

Conta:

4T96

4T97

4T98

4T99

4T00

4T01

4T02

4T03

Valor Patrimonial

983.082

1.606.920

1.754.669

1.644.845

1.740.422

1.808.503

1.696.996

1.972.000

Lucro

122.177

187.340

242.154

341.240

327.520

344.783

467.331

575.179

Valor de Mercado

310,45

701,19

411,61

1492,33

1077,87

982,02

1329,82

2684,00

 

Taxa de expansão Real do VPA: 10,5% aa

Taxa de expansão Real de LPA: 24% aa

Taxa de expansão de Real de valor de mercado: 36% aa

 

Comentários: Note bem a taxa de expansão do Patrimônio Líquido da METALÚRGICA GERDAU. Parece que a empresa sabe bem o que está fazendo com os lucros retidos (e com uma imensa alavancagem, diga-se de passagem). A Gerdau está comprando crescimento. Sim, exatamente o que queremos como investidores, um investimento aonde o lucro que não é pago aos acionistas em forma de dividendos seja reinvestido na empresa a uma taxa superior a que conseguiríamos no mercado. Observe que a Gerdau e a WEG estão com um crescimento real de Patrimônio Líquido muito maior do que as outras empresas citadas anteriormente. Acreditamos que isso seja resultado de uma expansão bem feita para outros países em busca de novos mercados consumidores. E que isso venha se traduzindo em lucros cada vez maiores sobre os novos ativos adquiridos.

Este site destina-se apenas a expor idéias e não constitui oferta de compra ou venda de qualquer ação ou título a que possa estar referenciado. As informações apresentadas aqui, não são conselhos de investimento de qualquer espécie. Nós não possuímos qualquer serviço de consultoria nem somos responsáveis pela veracidade dos fatos e números expostos aqui.
Ação é um investimento de risco - Avalie você mesmo suas decisões.

 
 

 

 

 

 

 


Textos                 Links             Avaliações           Home