Philip A. Fisher, 1907-2004

 


Por: Kenneth L. Fisher

 

Tradução e adaptação de SER-


No íntimo ele acreditava no capitalismo e na sua habilidade básica de melhorar as condições de vida da humanidade, apesar das recessões e escândalos.


Phillip A. Fisher morreu em 11 de marco desse ano, aos 96 anos de idade. Foi um grande homem. Não nos seus últimos anos de vida em que sofria de demência. Era apenas um velho homem quando faleceu. Mas, era o meu velho homem. Eu o amarei para sempre! Entre os pioneiros, formadores de opinião e pensadores da escola de
investimento em ações de crescimento, ele pode ter sido um dos últimos investidores a ter sobrevivido ao "Crash" de 1929 e ainda se tornar famoso.

 

Sua carreira durou exatos 74 anos e foi muito além da simples escolha de ações de crescimento – Ele trabalhou com "venture capital" e "private equity", assessorava diretores, escrevia e proferia palestras. Ele foi realmente espetacular. Por décadas, grandes nomes do investimento aclamaram meu pai como mentor, modelo e fonte de
inspiração.

 

Seu primeiro livro, Common Stocks and Uncommon Profits, foi publicado inicialmente em 1958 e foi o primeiro livro de investimentos a fazer parte da lista dos livros mais vendidos do New York Times. Até hoje está disponível para venda na Wiley.

 

Phil Fisher foi uma das únicas três pessoas a lecionar no curso de graduação de negócios da Universidade de Stanford. Ele ensinou Jack McDonald, o atual professor do curso. Por 40 anos Jack tem repetido que sem ler Phil Fisher você não conseguiria ser aprovado na sua matéria. A última aula de papai para Jack em Stanford foi há
quarto anos atrás. Ele tinha o pendor de fazer com que mentes privilegiadas desenvolvessem seus próprios pensamentos – mas, de forma muito melhor do que fariam se estivessem pensando sozinhas. Vários discípulos seus descreveram esta experiência para mim.

 

As pessoas acham que eu aprendi muito do que sei sobre ações com ele. O que, de fato, não é verdade! Ele me iniciou no mundo de ações, mas depois desenvolvi minhas próprias estratégias como todas as outras pessoas que ele influenciou. Muito mais importante do que isso foi fazer de mim o que sou hoje contando estórias de cabeceira em 1950. Eram estórias fantásticas sobre piratas, exploradores, reis e crocodilos. O personagem que ele criou para mim se chamava Jerry Clerenden. Eu não pude perceber aquela época mas descobri depois, que aquele personagem representava o que papai queria que eu me tornasse quando crescesse. Suas estórias incríveis me fizeram sonhar mais alto do que as outras crianças.

 

Ele era baixo, frágil, quase franzino, tímido e com um ar de sempre preocupado. Mas as grandes mentes privilegiadas conseguiam extrair dele aprendizados mais fácil que água de moinho.

 

Seus pensamentos estão vivos até hoje em seus escritos e no de outras pessoas. Eu não irei repeti-los aqui. Mas, o que ainda não foi dito? O que ele diria com sua mente privilegiada hoje, se ainda estivesse vivo?

 

Primeiro pense sempre no longo-prazo. Um horizonte de curto-prazo se tiver alguma relevância, é apenas como uma ferramenta estratégica para leva-lo ao futuro de longo-prazo. Pensar no longo-prazo anda sempre de mãos dadas com um baixo giro de carteira. Meu pai comprou ações da Motorola em 1955, quando seu produto principal era aparelhos de rádio. Ele ainda tinha Motorola na carteira quando morreu.

 

Depois, releia mensalmente a poesia preferida de Phil Fisher: "Se...", de Rudyard Kipling, "para ajuda-lo a se tornar um verdadeiro Jerry Clerenden.”


E acredite, no seu íntimo, que o capitalismo possui a habilidade básica de melhorar as condições da humanidade, apesar das recessões e escândalos. Com essa crença você poderá concluir que, no longo-prazo, o Mercado de Ações realmente funciona. É melhor chegar a essa conclusão pela crença do que pelo estudo de dados estatísticos.

 

Compre o que você compreende. Você pode ouvir isso de Peter Lynch. Não compre muitas ações. Isso você poderá ouvir de Warren Buffett. Durante a sua vida papai possuiu cerca de 30 ações. Diversifique-se entre diferentes tipos de ações também, não apenas entre as suas preferidas, assim você terá alguma coisa que funcione quando suas ações preferidas derem erradas.

 

Não tente ser Phil Fisher, Warren Buffett, Peter Lynch ou qualquer outra pessoa. Seja você mesmo, só que mais dinâmico e imaginativo do que você jamais achasse que seria capaz de ser. Sonhe alto.

 

Eu me lembro bem do que disse meu pai oito anos atrás à James W. Michaels, editor da revista [Forbes]: "O que você está fazendo agora que seu concorrente não está fazendo ainda?" Naquela época, Jim Michaels já estava no negócio por 35 anos, mas era ainda mais criativo do que na criação da revista.

 

Tente questionar algumas companhias da sua carteira com essas perguntas. O que a administração está fazendo que a concorrência não está fazendo ainda? Grandes administrações vivem de responder a essa pergunta e nesse processo acabam criando grandes papéis.

 

Ignore os maus agouros de longo-prazo. O futuro está apenas começando e será certamente promissor. Meu pai teria dito que a tecnologia ofereceria a sociedade um avanço enorme e que isso estava sendo menosprezado até mesmo pelos tecnocratas.

 

Ainda existem muitas oportunidades no longo-prazo para investirmos em empresas de tecnologia e outras, que empregam essas tecnologias. Ele também gostava de comprar empresas que chamava de "fundamentais". Você não compra ativos ou lucros de uma empresa, mas o pacote completo. Eu terei sugestões de ações para vocês no próximo mês.

 

Kenneth L. Fisher é um administrador de recursos da Califórnia. Visite a sua homepage em www.forbes.com/fisher.

 

Mais informações sobre Fisher e seus livros na página do SER-

 

Se        Rudyard Kipling

Se és capaz
De manter a calma quando todos já perderam e te culpam
Crer em ti mesmo quando todos estão duvidando
E mesmo assim os desculpar!
Se és capaz
De esperar sem desesperar
Ser enganado e não mentir ao mentiroso
Odiado, não se envolver no ódio
Não parecer bom demais, nem pretensioso!
Se és capaz
De pensar sem se escravizar aos pensamentos
Sonhar sem permanecer no sonho
Enfrentar a derrota e o triunfo com a mesma serenidade!
Se és capaz
De sofrer a dor de ver transformada em mentira
A verdade que propaga
A razão de sua vida estraçalhada pelos cães
E mesmo assim
Levantar e recomeçar com o que te resta!
Se és capaz
De arriscar numa única parada tudo que ganhastes na vida
Perder e, sem lamentar, voltar ao ponto de partida e
Recomeçar com o pouco que te resta!
Se és capaz
De forçar coração e o espírito a buscar o que neles ainda existe
Obrigando-os a continuar
Porquê tua Vontade diz:
Persiste!
Se és capaz
De conviver com a plebe sem se vulgarizar
Freqüentar palácios sem perder a naturalidade
Dos amigos, bons ou maus, não depender
Pronto a servir a todos com prazer!
Se és capaz
De dar ao tempo
Segundo por segundo
Todo brilho e valor que merece!
TUA ÉS A TERRA COM TUDO QUE EXISTE NESTE MUNDO
E
MUITO MAIS DO QUE TUDO ISTO

ÉS UM HOMEM!

Traduzido por Ângelo Augusto Decânio Filho

 

Textos                 Links             Avaliações           Home