Buffet 2004

Tradução e adaptação de SER-

 

Prezados amigos, aqui está um extrato que achei importante da reunião anual de Warren Buffet e Charlie Munger CEO da Berkshire Hathaway. Repito que esta reunião foi realizada em 2004, portanto nada mais atual. Divirtam-se!    

CONSELHOS DE INVESTIMENTOS:

O NEGÓCIO IDEAL

O negócio ideal é aquele que gera grandes retornos sobre o capital investido e que podem ser reinvestidos novamente no negócio a taxas igualmente altas. Imagine um negócio de $100 milhões que ganha 20% em um ano. Se reinvestirmos este lucro de $20 milhões, no próximo ano ganharemos novamente mais 20% em cima destes 120 milhões e assim por diante. Existem muito poucos negócios como este. A Coca tem altos retornos sobre o Capital, mas o capital incremental não consegue ser reinvestido às mesmas taxas. Nós adoramos negócios que conseguem altas taxas de retorno no capital adicional que conseguem lucrar. A maioria dos nossos negócios gera muito dinheiro, mas não conseguem produzir no capital extra a mesma taxa - Por exemplo, a See's e Buffalo News. Nós procuramos nelas [áreas aonde possamos investir o capital inteligentemente], mas não encontramos.

Então, o que nós fazemos é tirar o capital deste negócio para colocar em outro. O negócio de jornais ganha altos retornos, mas não em capital adicional. Só que as pessoas na Indústria só sabem reinvesti-lo [então eles desperdiçam uma enorme quantidade de capital]. Só que a nossa estrutura permite que tiremos o excesso de capital invistamos em outro lugar que faça maior sentido. É vantagem uma enorme.  

A See's produziu para nós até hoje, $1 bilhão antes dos impostos. Se nós tivéssemos colocado a mesma quantia no negócio de doces, os retornos teriam sido péssimos, mas, ao invés disso, nós pegamos este dinheiro daquele negócio e investimos em outro lugar. Veja só que resultados tivemos!

Munger: Existem dois tipos de negócios: O primeiro rende 12%, que você pode retirar no final do ano. O segundo rende 12%, mas todo o excesso de capital deve ser reinvestido no negócio – nunca haverá dinheiro na sua mão. Isto me lembra o cara que olha para todos os seus bens e diz, "aqui está todo o meu lucro”. Nós detestamos este tipo de negócio.

Buffett: Nos gostamos de ter a liberdade de movimentar nosso dinheiro para procurarmos melhor uso para ele. Nós adoraríamos que as nossas companhias tivessem a capacidade de absorver todo o excesso de capital, mas elas não conseguem. A Gillete tem um excelente negócio, mas não pode reinvestir todo o seu lucro de maneira eficaz.

Buffet: “Nós acreditamos que bater a média Industrial americana não seja muito normal. Nós derrubamos as outras pessoas fazendo justamente isto, foi o que nos tornou vencedores”.

Munger: Eu me sinto bem com isto, por isto costumamos falar coisas negativas (para desencorajar outras pessoas a fazer o que nós fazemos).

Os Tipos de negócios que Devemos Procurar

Nós queremos aquele tipo de negócio, que se bem conduzidos, possuirão uma grande vantagem competitiva. Nós não compramos companhias no “hula hula” ou companhias da moda, ou companhias com explosão de demanda pois não sabemos ainda quem sairá vencedor nesta história.

Taxas de Retorno

10% é o valor que procuramos – Nós não queremos comprar um patrimônio cuja taxa de retorno seja inferior a 10%, em termos reais, não importa se a taxa de juros esteja em 6% ou 1%. É arbitrário: 10% não é tanto assim depois das taxas.

Munger: Nós estamos tentando prever qual será nosso custo de oportunidade futuro. Warren está esperando conseguir investir nosso capital a taxas de retornos ainda maiores. Desta forma, não acredito que ele esteja tentando investir a uma taxa inferior a 10% agora. Mas se nós soubéssemos que a taxa de juros ia estar a 1% nós teríamos mudado. Nossas taxas de retorno refletem as nossas estimas do custo de oportunidade futuro.

Buffett: Nós poderíamos pegar estes 16 Bilhões em dinheiro que temos investido a 1,5% e reinvesti-los por  5% em títulos de 20 anos, aumentando muito assim o nosso lucro, mas nós estamos apostando que vamos arranjar um lugar melhor para investir este dinheiro e não queremos sofrer o risco de principal em títulos de longo prazo [se as taxas de juros aumentarem, o valor dos títulos de 20 anos irão diminuir.]

Calculando o Valor Intrínseco

O Valor intrínseco e extremamente importante, mas também muito fosfórico. Nós gostamos de trabalhar com um negócio em que tenhamos grande capacidade de prever corretamente o seu futuro. Se você possui um gasoduto, não há muito que possa dar errado. Talvez algum concorrente possa entrar obrigando você a diminuir seus preços, Mas o valor intrínseco não terá diminuído se você já tiver computado isto. Nós andamos procurando um gasoduto recentemente e imaginamos que poderão existir outras formas de fornecimento de gás. [para as áreas que estas redes já fornecem]. Nós olhamos isto de uma forma completamente diferente do que se tivéssemos uma fornecedora de gás que já possuísse custos muitos baixos [e não sofrem, por conseqüência as ameaças de uma concorrente que possa efetuar o fornecimento de gás]. Se você calculou seu valor intrínseco de maneira correta, deverá ter embutido nele algumas hipóteses para preços em declínio.

Quando nós compramos um negócio, tentamos estudar e estimar qual será a quantidade de dinheiro que ele irá gerar no futuro e compará-la com o preço de compra. Nós temos que nos sentir muito bem, sobre as nossas projeções futuras para chegarmos a um preço de compra que faça sentido.  Normalmente acabamos recebendo surpresas melhores do que aquelas que tínhamos planejado.

Eu nunca vi qualquer analista de investimento dizer que a projeção de lucros de uma companhia seja para baixo. Mas, muitos lucros de companhias vão para baixo. Nós cometemos estes erros com a “Dexter shoes” – ela estava ganhando $40 milhões antes dos impostos e estimei que isto iria continuar. Eu não poderia estar mais errado.

20% das companhias descritas na “Fortune 500” estarão lucrando significativamente menos em cinco anos, eu não sei precisar quais serão estas 20%. Se você possui uma estimativa razoável de quais são elas, então poderá tomar uma atitude.

A Taxa de Desconto que os Investidores Devem Utilizar:

Nós empregamos as mesmas taxas de desconto em todas as ações. Desta forma podemos ser mais conservadores em estimar o fluxo de caixa em algumas situações.

Não é porquê as taxas de juros estão em 1.5% que significa que nós gostaremos de investimentos que retornem de 2 a 3%. Nós temos um padrão em nossa cabeça que é muito maior que as taxas do Governo. Quando nós procuramos por um negócio, estamos pensando em ficar com ele para o resto da vida, desta forma, não contamos que as taxas ficarão assim tão baixas pelo resto da vida.

Ganhando e Perdendo Vantagem Competitiva:

Não existem muitos exemplos de companhias que perderam e voltaram a ganhar vantagem competitiva. Eu tenho um amigo que gosta de comprar negócios que vão mal e tenta transformá-los em grandes negócios de novo. [Eu penso se ele está pesquisando a Jack Byrne da White Mountains Insurance?].Eu falo para ele me citar exemplos disto [Negócios ruins que vieram a se tornar negócios excelentes], nos últimos 100 anos (e ele não consegue me citar muitos). Algumas vezes negócios atravessam problemas, mas não perdem suas vantagens competitivas. Quando a GEICO teve seus problemas [nos meados de 1970], o modelo não estava quebrado.

Um exemplo: A Pepsi perdeu a liderança após a Segunda Guerra Mundial quando os custos subiram muito, mas depois conseguiram mudar. A Gillete perdeu sua vantagem competitiva de alguma forma nos anos 30 para a penny blades, mais depois a recuperou.

Mas, de uma forma genérica, quando uma companhia perde sua liderança é muito difícil reconquistá-la. A Packard [automóveis] caiu durante um ano e nunca mais conseguiu se recuperar. As lojas de departamento fizeram isto. Você pode espremer as vendas quando o mercado está indo para baixo, mas é muito difícil recuperar.

Investimento Focado

Você não precisa acertar tudo o que faz com seus investimentos, nem mesmo 20%, 10% ou 5% das vezes. Você só precisa estar correto uma ou duas vezes ao ano. Eu costumava apostar em cavalos. Você ainda pode lucrar com apenas uma decisão lucrativa na companhia certa. Se alguém me pedisse para apostar em uma companhia das 500 companhias do S&P 500, eu não faria uma boa escolha. Você precisa estar certo apenas algumas vezes na sua vida, desde que mão cometa muitos erros. .

Munger: O mais engraçado é que a grande maioria das companhias de investimento não pensam desta forma. Eles contratam uma enorme porção de pessoas para fazer avaliações da Merck vs. Pfizer e todas as demais ações do S&P 500, e acham que podem vencer o mercado. Você não consegue fazer isto. Muito poucas pessoas adotaram o nosso ponto de vista. .

O Temperamento dos investidores bem sucedidos.

Munger: Eu acho que alguma coisa deve ser dita sobre investir em ações sem enlouquecer.

Buffett: Eu acho que é impossível investir bem por um longo período sem isto. Se o mercado fechasse por muitos anos nós não nos importaríamos. Ainda manteríamos as Sees candy, Dilly bars, etc.

Se você se focar no preço, estará assumindo que o mercado sabe mais que você. Isto pode ser verdade, mas só no caso de você não possuir nada. O mercado está lá para servi-lo não para guia-lo.

Foque no preço e valor. Se uma ação ficar barata e você ainda tiver algum dinheiro, compre mais. Algumas vezes paramos de comprar quando os preços sobem. Isto nos custou $8 bilhões a alguns anos atrás quando estávamos comprando a  Wal-Mart. Quando nós estamos comprando alguma coisa, queremos que os preços caiam, caiam e não parem de cair.

Bitucas de cigarro vs. negócios de qualidade; Aprendendo com a Crítica Construtiva.

Munger: Se a See's Candy tivesse pedido $100,000 a mais [no preço de compra; Buffett retruca com "$10,000 a mais"], eu e Warren teríamos desistido – Isto só para ver como nós éramos burros.

Ira Marshall disse: “cara, vocês são malucos” - mas existem coisas que não tem preço como qualidade do negócio e gente. Vocês estão subestimando a qualidade. Nós ouvimos as críticas e mudamos de opinião. Esta é uma boa lição para qualquer um; ouvir as críticas e aprender com elas. Se você entendeu as lições indiretas que nós tivemos com a See's, você poderia dizer que a Berkshire foi construída em cima de críticas. Mas hoje nós não queremos mais nenhuma. [risos]

Buffett: as qualidades [avaliar a administração, a vantagem competitiva, etc, etc.] é muito mais difícil de entender e ensinar, então porquê não nos concentrarmos apenas no lado quantitativo [e.g., investindo em “guimbas de cigarro”]? Charlie enfatizava a qualidade [de um negócio] muito mais do que eu no início. Ele tinha outra formação.

Faz muito mais sentido comprar um negócio maravilhoso a um preço razoável. Nós fomos mudando para este enfoque ao longo dos anos. Não é muito difícil ficar observando negócios por 50 anos e aprender aonde se faz dinheiro de verdade.

Mesmo quando você tem uma idéia nova importante, as antigas permanecem lá onde estão. Não existe uma linha de demarcação clara de quando nós mudamos nossa política de investimento de guimbas de cigarro para negócios maravilhosos. Mas, com o passar dos tempos, nós mudamos.

Os Tipos de Negócio Para Se Procurar.

Nós queremos negócios que pensamos, que se bem conduzidos, terão uma vantagem competitiva. Nós não compramos companhias da moda, ou companhias com explosão de demanda porquê não se sabe quem serão os ganhadores.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO SER-

 

Textos                 Links             Avaliações          Home