Como não avaliar ações

http://www.fool.com/news/commentary/2005/commentary05061001.htm

Por Selena Maranjian (TMF Selena)

Tradução e adaptação de SER-

06/10/2005

Eu sou a primeira a admitir que não sou a maior investidora do mundo. Confesso que efetuei vários erros aqui mesmo no reino do Fool – Como em um  artigo anterior que escrevi em que prego que os investidores aprendam com os seus próprios erros profit from my mistakes.

Além do que, aprendi o suficiente para poder passar adiante algumas lições – algumas tristes, que aprendi da pior maneira possível. Permitam-se compartilhar algumas idéias com vocês de como não avaliar ações.

Não olhe apenas para o preço

O preço de um papel sozinho tem muito menos significado do que você possa imaginar. Certamente uma ação que esteja sendo vendida a $2 (ou até mesmo a $0,25!) pode parecer barata, mas não é necessariamente. É muito comum as pessoas ficarem excitadas com preços baixos, achando que como se pode comprar por $1.000, 4.000 ações de $0,25, eles estariam fazendo um negocio melhor do que comprando dez ações de $100 cada uma. Mas, uma ação de $100 pode estar subavaliada, e uma ação de $0,25 pode cair mais ainda. Por exemplo, o The Washington Post (NYSE: WPO). Em 2000, ele estava sendo vendido perto dos $500 por ação. Mas, agora está sendo vendido por volta dos $800, o que equivale a uma taxa de crescimento respeitável de 10%. A alguns anos antes, ele estava sendo vendido a $220, e tem subido a uma taxa de 14% ao ano desde então. Se você quiser aprender um pouco mais sobre isso, eu escrevi sobre a companhia, na qual investi no ano passado.

Não olhe para as mínimas e máximas das últimas 52 semanas

Algumas vezes as pessoas ficarão olhando para as mínimas e máximas das últimas 52 semanas. Isto lhe trará muito pouca informação. Apenas ajudará a saber para onde a ação caiu recentemente, e a partir de quanto, e também se está sendo vendida pelo preço mais otimista de toda sua história. Mas isso não lhe dirá se ela é uma barganha ou não.

Olhe o caso da  Verizon Communications (NYSE: VZ), a pouco tempo ela estava a $35 por ação quando sua faixa de preço das últimas 52 semanas variava entre $34 a $42. Ela é uma barganha? Bem, o ultimo preço próximo do mais baixo das 52 últimas semanas, sugere que ela possa estar precificada atrativamente. Mas você deve também começar a se questionar o que deve ter acontecido com a companhia nos últimos tempos, ou se ela está passando por algum tipo de problema que seja grave, de longa duração, ou apenas passageiro (Aqui está o que Alyce Lomax pensa.)

Não olhe para o P/L apenas

É difícil aprender  como embaralhar uma quantidade enorme de números e obter no final uma estimativa detalhada do verdadeiro valor da companhia (mesmo que você ache uma valor, talvez através da análise do fluxo de caixa descontado, você estará inevitavelmente se baseando em premissas, que podem estar incorretas.) Muitos investidores acham, muito mais fácil olhar apenas para o índice P/L. O índice P/L pode até auxiliar a você a encontrar algumas companhias que estejam carregando etiquetas de preço baixas, mas isso pode ser bastante enganoso. Aqui estão algumas razões para isso:

Não Olhe apenas para o Dividend Yeld

Considerem, por exemplo, a pobre General Motors (NYSE: GM). Seu dividend Yeld subiu recentemente para o patamar de 6%, o que deverá atrair a atenção dos investidores esfomeados por dividendos. Mas espere um pouco. Lembre-se que o dividend Yeld é apenas uma fração, em que os dividendos atuais estão próximos do máximo e o preço próximo do mínimo. Quando o preço da ação cai, o Yeld sobe. Então, um Yeld grande não é normalmente um indício de uma companhia muito generosa, mas de uma companhia que esteja passando por momentos difíceis. A General Motors é um exemplo clássico de uma companhia como essa. Ao mesmo tempo, a  Altria Group (NYSE: MO) tem reportado dividendos ascendentes por algum tempo porquê está operando em um ambiente de grandes incertezas – no caso da Altria, provavelmente devido a questão do tabaco.

Aprenda mais sobre a GM nesses artigos de Robert Allen e Mike Cianciolo. Philip Durell escreveu uma caso, investing in Altria, em outro artigo de possível interesse. Enquanto isso se são dividendos o que você quer, pegue uma amostra grátis da nossa newsletter Motley Fool Income Investor, e você estará apto a pegar todos os investimentos generosos no quesito dividendos que nós recomendamos.

Mais coisa para não fazer

Como estou ficando quase sem ar, vamos então aos fatores menores.

·         Não olhe apenas para tendências ou estórias. Se uma ação está na moda porquê esteja trabalhando em cima da cura do câncer, combatendo o terrorismo ou provendo fontes alternativas de energia, ótimo, mas aguarde até que ela possa mostrar resultados concretos para você colocar seu dinheiro suado nela.

Então, o que fazer? (Apesar de tantos “não façam” que listei acima).

 Existem algumas coisas que você deva ou possa fazer na hora de avaliar uma companhia. Para iniciantes, considerem não fazerem muitas das coisas que aconselhei acima, ao invés de apenas uma ou duas. Quando obtiver um monte de informações sobre a companhia você estará muito mais apto a tirar conclusões bem mais significativas do que olhando para apenas alguns dados isolados. Seth Jayson recentemente descreveu algumas  Ferramentas para investidores preguiçosos.

Lembre-se que preço é apenas o quanto você estará pagando por alguma coisa. Valor é o que ela realmente vale. Uma ação pode estar precificada a $50 por ação. Mas seu valor real pode ser por volta dos $75 (significando que ela pode estar subavaliada e seja, possivelmente, uma boa compare apara você) ou $25 (significando que ela esteja atualmente sobre-avaliada e poderá mais cedo ou mais tarde retornar para níveis mais realísticos, uma vez que os investidores voltem a ter bom senso)

Comparar alguns números com outro números não tem quase nenhum significado, mas se você comparar lucros, vendas, free cash flow, ou talvez todos acima e mais alguns, você obterá valores que serão muito mais significantes.

Compare os número que você obteve com os dos seus concorrentes. Se você chegar a conclusão que a Wal-Mart (NYSE: WMT) possui ym P/L de 19, compare-a com a Target (NYSE: TGT), que, da última vez que vi estava a 24, e sua capitalização de mercado por volta dos $50 bilhões, equivalendo a quase um quarto da Wal-Mart. Esta informação pode fazer com que você comece a procurar por respostas de porquê elas estão sendo avaliadas pelos valores atuais, e se a Wal-Mart está mais barata. Compare os números da companhias com seus próprios números no passado para saber se eles estão ficando melhores ou piores. Por exemplo, nos últimos trimestres a margem líquida da Microsoft's (Nasdaq: MSFT) foi de 28%, para 32% e depois para 27%. Esses números são extremamente altos, e um pouco inconstantes. Eles convidam os investidores a procurar por explicações. W.D. Crotty apresenta algumas, apontando para as recentes despesas legais da companhia.

Aprenda mais

Se você está realmente preocupado a aprender a ler os demonstrativos financeiros e avaliar companhias, veja os nosso Guias - como fazer. Eles oferecem garantia de dinheiro de volta, você terá muito pouco a perder e muito a ganhar. Nós lhe ensinaremos muito de uma forma bem organizada e fácil de seguir. OS artigos do Fool abaixo podem esclarecer ainda mais sobre os tópicos de valor e de avaliação de companhias:

Selena Maranjian' sfavorite discussion boards include Book Club, The Eclectic Library, and Card & Board Games.Sheowns shares of Microsoft, The Washington Post, and Wal-Mart.For more about Selena, viewher bio and her profile. You might also be interested in these books she has written or co-written:The Motley Fool Money GuideandThe Motley Fool Investment Guide for Teens. The Motley Fool is Fools writing for Fools.