Gurus de investimento

KENNETH L. FISHER :                                    

 

Fonte: http://uk.biz.yahoo.com/profile/kenfisher.html 

Tradução e adaptação: SER- 

Descrição do Trabalho:

Diretor e fundador da Fisher Investments, uma firma de consultoria de investimentos situada na Califórnia. 

Estilo de Investimento:

Médio Prazo (2-5 anos). Investidor em valor em vários setores, de tecnologia a fumo. 

Perfil:

Ken Fisher é o filho mais novo dos dois filhos de Philip Fisher. Depois de graduar-se na faculdade em 1972, foi trabalhar com seu pai por um ano. Continuou a acompanhar seu pai nas visitas até 1982, aprendendo na prática a arte de entrevistar administradores e funcionários. Neste meio tempo, criou e começou a trabalhar na sua própria firma, baseado em uma filosofia de investimento em valor bem diferente de seu Pai.  Fisher Jr. tem preferência por ações extremamente baratas, “por serem melhores que a péssima imagem que possuem." Fora isso, sempre empregou a  filosofia contrária, no mesmo espírito que o pai. Só que ele normalmente vende, de uma só vez, quando a fama daqueles papéis voltam aos níveis normais. 

Ken herdou do pai, o conhecimento e a compreensão do Setor de Tecnologia americano, aonde conseguiu muitos de seus grandes sucessos. Ken  ficava satisfeito também por possuir papéis de firmas americanas e européias tradicionais como, por exemplo, de tabaco. A pouco tempo, Ken abriu um escritório em Londres para facilitar seus negócios com a Europa.

 Resultados de Longo Prazo:

Desconhecidos. 

Maior Sucesso:

Em 1981, Ken Fisher comprou cerca de 1,5% das ações da  Verbatim Corporation, uma produtora de disquetes de computador. A companhia atravessou problemas com seus produtos, largamente noticiados pela mídia. No ponto de vista de  Wall Street a Verbatim era uma companhia má administrada e má financiada, e estava fadada a perder para a concorrência. Mas, em 2 anos, seus papéis subiram de US$ 3,50 para mais de  US$55,00 – uma subida de mais de  1.500% - Momento em que Ken realizou seu lucro. 

Métodos e Estratégias:

Primeiro faça uma lista das “Super-Companhias”:

"Uma Super-Companhia é um negócio que pode gerar caixa livre, bem acima da média." 

As características peculiares de uma Super-Companhia são:

Fonte: Super Stocks, K Fisher, 1984 

A maioria das companhias possuem ciclos produtivos. Ex:. As vendas de um produto “A” começam a cair antes que as vendas de um recém criado produto “B” comece a mostrar resultado. Normalmente isto causa um “rompimento”, i.e. As vendas caem, os lucros transformam-se em prejuízos e o preço da ação cai. Este é o  momento preciso para se começar a comprar os papéis da Companhia. 

Companhias recorrentes em prejuízo são difíceis de se avaliar. Para resolver este problema utilizamos o índice Price/Sales  (PSRs): (NT: Preço/Vendas, disponível no site Economática).

PSR =Preço de mercado ÷ Total de vendas
(ex. 100M cap ÷ 200M vendas = 0,5)

Se você puder identificar uma “Super-Companhia”: 

 Siga as seguintes regras para compra e venda: 

Venda também se uma companhia deixar de ter as características de uma Super-Companhia.

Uma verificação extra que pode ser efetuada nas Super-Ações é o  Price:Research Ratio (PRR):

PRR = Valor de Mercado ÷ Gasto em Pesquisas e Desenvolvimento

(x100m cap ÷ 20m P&D = 5)

P&D não é necessariamente uma atividade sofisticada. Ela pode ser o trabalho de desenvolvimento básico de um produto. A idéia é pagar por  pesquisas que poderão reverter em bons lucros no futuro, enquanto ainda estão baratas.

  Dessa forma:

 Sugestões de Pesquisa:

 

 Citações:

"São os “rompimentos” que fazem surgir as Super-Ações das Super-Companhias. Se você aprender a precificá-los corretamente,  poderá raspar o lucro de uma Super-Ação - e ficar rico com o rompimento."

 " 'Fortunas de falhas' é um tema recorrente na história financeira."

 "Os maiores lucros vem da compra de ações com baixos PSRs."

 "Quando uma companhia está aumentando de tamanho, devemos olhar para o futuro e tentar prever se o seu PSR não será maior que o maior PSR das companhias de seu futuro tamanho."

 Maiores Informaçções:

O primeiro e mais importante livro de Fisher Jr. é o “ Super Stocks” que descreve seu sucesso com as “ações-bomba” de tecnologia da década de 80. Seus outros livros são: “Wall Street Waltz” e “ 100 Minds That Made the Market”. Você pode manter-se atualizado com suas idéias, lendo sua excelente coluna na Revista Forbes, ou visitando o website da Fisher Investments  .

 More Investor education material on Incademy.com

 

Copyright© 2003 Yahoo! All rights reserved.
Copyright© 2003 Incademy All rights reserved.

Comments to: finance@uk.yahoo-inc.com

 

Textos                   Links             Avaliações                   Home